quinta-feira, 14 de julho de 2005

e agora, algo realmente decadente...


1 post decadente só podia começar com uma coisa muito parva, mas como nada me ocorre... vou apenas deixar a fotografia do alce.
vou esperar 1 bocado...



ok.
foi-me pedido que se dissertasse neste blog sobre aquele assunto que envergonha muita gente, não a mim que nunca padeci de tal problema, mas aceitei esse grande desafio.
resolvi questionar algumas pessoas, conhecidos meus ou não, para esclarecer as minhas dúvidas e assim expôr este delicado problema.
para isso fiz sempre 2 perguntas comuns, vejam os resultados:

eu... diz:
ja alguma vez tiveste...?
Puk... diz:
nop
Puk... diz:
nem espero ter...
eu... diz:
e o q axas do assunto?
Puk... diz:
pah deve ser uma beca xato... axo k um medico e k consegue resolver isso
Puk... diz:
farmaceutico...
eu... diz:
ele resolve o problema?
Puk... diz:
é esse o trabalho dele
eu... diz:
tratar d...?
Puk... diz:
dessas coisas todas


eu... diz:
ja alguma vez tiveste?
jejeje... diz:
nao
jejeje... diz:
mas o meu pai já
eu... diz:
e como foi?
jejeje... diz:
e ainda deve ter.. n vejo outra razao para tal feitio
jejeje... diz:
n sei, pergunta.lhe
jejeje... diz:
axo k lhe doia
eu... diz:
doia?
eu... diz:
e o q pensas do assunto?
jejeje... diz:
penso q se doem às pessoas tb deviam ser tiradas como as amigdalas
eu... diz:
onde aparecem?
jejeje... diz:
no olho do cu

pois foi isto que eu consegui recolher.
cheguei à conclusão que este assunto é 1 verdadeiro tabu para os portugueses, pelo menos para aqueles que eu conheço. mas continuo a achar um assunto muito mais interessante de debater do que a droga, o álcool ou qualquer outra coisa que perturba a juventude tuga.
aqui ficam alguns resultados da minha pesquisa exaustiva para que todos possamos ficar mais elucidados com isto:


HEMORRÓIDAS
Hemorróida é uma das mais frequentes e desconfortáveis desordens. São raramente sérias, mas podem esconder um sério problema como o cancro do recto. Portanto a hemorróida requer um diagnóstico e tratamento apropriado. Hemorróidas são veias dilatadas que ocorrem dentro e em volta do ânus e recto. Elas podem ser externas (fora do ânus) ou internas podendo exteriorizar-se para fora do ânus. Em ambos os casos as hemorróidas podem ser sentidas e vistas como uma pequena bexiga. As hemorróidas internas também podem permanecer dentro do recto e não serem sentidas ou percebidas.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA HEMORRÓIDA?
O fator comum das hemorróidas depende da posição do corpo, em que todo o sangue acima do recto exerce uma pressão na área rectal ou anal. Outras condições que contribuem são: intestino preso, diarreia, gravidez, obesidade, e especialmente esforço frequente no momento da evacuação. Porém alguns pacientes não têm nenhuma das condições acima e não desenvolvem a hemorróida.
QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES?
As hemorróidas podem produzir muito desconforto, mas nenhum problema sério.
- trombose e dor: um coágulo de sangue dentro da hemorróida pode causar dor severa necessitando de atenção médica imediata.
- Hemorragia: a hemorróida interna quando sangra apresenta sangramento no momento da evacuação vermelho vivo e indolor.
- Coceira e irritação: a hemorróida externa pode provocar coceira, especialmente se a área está húmida e irritada.
HEMORROIDA CAUSA CANCRO?
Hemorróida não desenvolve cancro. Entretanto a hemorróida e o cancro ambos podem causar hemorragia rectal. Na verdade muitas desordens podem causar hemorragia rectal. Quando a hemorragia rectal ocorre acima dos 30 anos, e especialmente naqueles com mais de 50 anos, deve ser considerado um problema sério e um diagnóstico correcto deve ser feito.
TRATAMENTO DE HEMORRÓIDAS
Existe dois tipos de hemorróidas: internas e externas. As externas são aquelas localizadas sob a pele da região anal, ou seja, são visíveis a simples inspeção. As internas estão dentro do canal anal, portanto visíveis apenas com exame interno do recto, com um aparelho chamado anuscópio. Como as hemorróidas externas estão sob a pele, qualquer anormalidade a pessoa sente dor, coceira ou queimação. As internas localizam-se acima do encontro do intestino com a pele da região anal. Neste local não há praticamente terminação nervosa para dor. Portanto a hemorróida não dói quando não há complicações. A hemorróida externa o tratamento costumeiramente é feito com anestesia local, sem necessidade de internação.
A hemorróida interna depende do seu grau de intensidade:

Primeiro grau: eventualmente ou constantemente sangra no momento da evacuação.
Segundo grau: primeiro grau+saída da hemorróida ("bexiguinha") que regride espontaneamente
Terceiro grau: segundo grau+a hemorróida só volta para dentro com ajuda dos dedos.
Quarto grau: a hemorróida não volta mesmo tentando empurrar para dentro do recto.
No primeiro e segundo grau, o tratamento é feito com aparelho emissor de raio-infravermelho. Este raio provoca a coagulação e posterior cicatrização e diminuição das hemorróidas.
O tratamento é sem anestesia e realizado no consultório. A hemorróida no terceiro grau a terapêutica consiste na ligadura elástica. A ligadura elástica é a colocação de um elástico para estrangular a hemorróida. Também é realizada sem anestesia. Costuma incomodar mais que a foto-coagulação. No quarto grau apenas a cirurgia é o tratamento adequado. Nota importante: não se iluda que todo sangramento anal é hemorróida! Procure seu médico para melhor orientação.
TRATAMENTO CONSERVADOR
1- Manter a região anal limpa, usando sabonete e enxugando suavemente após cada evacuação.
2- Manter o ânus e a hemorróida o mais seca possível, usando talco e um tecido macio para absorver a humidade.
3- Comer alimentos ricos em fibras e cereais. Ambos retêm água no bolo fecal produzindo fezes de consistência suave sendo mais fáceis de passar e reduz a tendência para desenvolver hemorróidas.
4- Evite esforço no momento da evacuação.
5- Quando estiver com trombose e dor, fazer banho de assento com água quente por 10 a 20 min, 2 a 4 vezes diariamente para desinflamar a área e aliviar a dor.
PREVENÇÃO
- Comer fibra, cereais ou usar medicamentos aumentando o volume do conteúdo fecal. - Quando tiver vontade de evacuar, procure não demorar para fazer.
- Exercícios físicos podem ajudar o funcionamento do intestino.
- Tomar bastante líquidos e comer regularmente nos horários programados.
RESUMO
Hemorróidas são uma desordem comum frequentemente resolvidas pela própria pessoa ou com tratamento mínimo. Tipicamente o tratamento é simples e efectivo, embora ocasionalmente a cirurgia é necessária. A hemorróida pode esconder um problema sério como o cancro de recto e intestino e portanto deve ser avaliado e diagnosticado adequadamente.





ora bem, a partir de agora meus amigos, toca a cagar com muito cuidado, comam muitas fibras (pão, cereais, etc.), façam exercício, não façam muita força enquanto estiverem sentados e caguem sempre que vos apetecer!
até ao próximo post.



1 comentário:

S disse...

Tu não andas mesmo nada bem...
Meteste-te na droga foi?